sábado, 7 de abril de 2007

25 anos da Guerra das Malvinas

O dia 19 de março marcou o 25º aniversário do início da Guerra das Malvinas. Reportagens, documentários, cerimônias e reuniões lembraram a data, especialmente na Argentina, onde o conflito é considerado uma humilhação nacional, cujas cicatrizes demorarão a fechar-se.
Entre muitas que foram publicadas, interessante a este respeito é matéria do Der Spiegel, 'Cannon Fodder in a War We Couldn't Win' ("Bucha de canhão em uma guerra que não poderíamos vencer"), em http://www.spiegel.de/international/world/0,1518,475287,00.html, com relatos dos veteranos de guerra sobre suas experiências no front.
Mostra de que o conflito segue vivo nas mentes dos argentinos é, entre muitas outras coisas, a placa situada alguns metros antes da alfândega em Puerto Iguazú (na fronteira com Foz do Iguaçu), onde se lê Las Malvinas son Argentinas, mantida com a permissão das autoridades civis e militares locais.
Exemplos à parte, o que pode ser discutido é a atitute do governo Kirchner perante o problema. Tendo em vista que é uma questão ainda presente para os argentinos (e uma pedra no sapato dos governantes, cuja popularidade pode depender da maneira como lidam com o tema), questiona-se se Néstor Kirchner, com suas escorregadas populistas, incluirá as Malvinas na agenda política de seu governo e como tratará o problema. Negociará ele com os britânicos (especialmente com a perspectiva da existência de petróleo no Atlântico Sul) ou adotará uma retórica mais agressiva contra os britânicos? (Sobre o poderio militar argentino, João Fábio Bertonha publicou um artigo interessantíssimo no RelNet, em http://www.relnet.com.br/blog/?p=274.)

domingo, 18 de março de 2007

Antes de tudo, um pouco de humor para começar

Só me resta um questionamento: toda essa incompreensão se deveu às semelhanças sonoras das palavras em inglês ou ao acanhado QI do presidente norte-americano? Ou a ambos? rsrsrsrs.

Abertura

Depois de mais de um ano e meio inativo em seu antigo endereço (http://www.analiseinternacional.blogspot.com/), o blog Urbi et Orbi volta às suas atividades em um novo sítio, remodelado e com novas funcionalidades, em http://www.analise-internacional.blogspot.com.
Esperamos com isso reacender os debates sobre as questões internacionais em seus mais variados segmentos, como segurança, meio ambiente, tecnologia, economia, diplomacia e assim por diante.
Desejamos que as contribuições para este blog não fiquem restritas aos estudantes de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Curitiba, onde surgiu a idéia de criar este espaço, mas sim que as discussões se ampliem aos estudantes de RI de outras instituições, assim como aos especialistas de outras áreas e aos leigos interessados pelos temas abordados neste sítio.
Por fim, objetivamos com este espaço retirar da negligência e obscurantismo os assuntos relacionados à política externa brasileira, formando a massa crítica necessária para que o tema deixe de estar circunscrito às elites política, diplomática e militar de nosso país.